Crie glitters aqui!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJETO AGRINHO

                                          EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.
Com a realização dos Projetos, Higiene e Saúde, Horta na Escola, as professoras obtiveram como experiência o fato de conseguir com que todos os alunos se envolvessem nas atividades, utilizando a grande parte dos mesmos no nosso dia a dia com tarefas que despertassem os interesses pelas formas com que devemos cuidar e preservar a nossa saúde.


ESCOLA MUN. ‘PROFª ALAÍDE SIMÃO RODRIGUES’
ENSINO FUNDAMENTAL.
RUA PARANÁ - S/N - DISTRITO DE JOÁ
JOAQUIM TÁVORA – PARANÁ
TELEFONE (43) 91691636
Email: escolaalaide@gmail.com


DADOS : Maria Margarete Felício Brisola
Rua Paraná s/n Distrito de Joá
Joaquim Távora - Paraná.
RG. Nº 4.645.572-0
CPF. 731.646.909-91











RESUMO

Com a realização dos Projetos, Higiene e Saúde, Horta na Escola, as professoras obtiveram como experiência o fato de conseguir com que todos os alunos se envolvessem nas atividades, utilizando a grande parte dos mesmos no nosso dia a dia com tarefas que despertassem os interesses pelas formas com que devemos cuidar e preservar a nossa saúde.
A alimentação é uma preocupação para com as crianças de todas as faixas etárias, onde o objetivo deste projeto é esclarecer a forma de aprendizagem e a formação dos hábitos alimentares das crianças por meio dos bons exemplos, determinando os alimentos fundamentais para a saúde, no qual os professores desafiaram as crianças na preparação do terreno conscientizando-os que cada um pode produzir uma alimentação indispensável a nossa saúde ( verduras e legumes)
A Higiene e saúde também é uma preocupação para a Escola, pois os professores procuram sempre envolver o ensino aprendizagem demonstrando ações a serem realizadas em benefícios da formação e em favor da higiene e saúde dos educandos.








INTRODUÇÂO

O presente trabalho demonstra ações que precisam ser feitas no nosso cotidiano, relacionado ao ensino da Higiene e Saúde que tem sido um dos conteúdos contidos nos currículos escolares.
Ao educar para estes itens, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade contribui de maneira decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor de melhorias dos níveis da Higiene e Saúde, pessoais e da coletividade.
            Este projeto desenvolve uma integração de diversas formas e objetivos para aprender. É através dele  aluno fará  uma reflexão sobre o meio em que vive e estuda, levando a cada um, uma mudança de comportamento, transformando o ambiente em que vivemos.
            Os alunos desenvolverão atividades de pesquisas,  leitura, interpretação e produção de texto além das atividades extra classe, aprenderão também a importância de plantar e colher para o consumo, descartando assim a possibilidade de se alimentar com verduras que não contém agrotóxico. 








Objetivos:

- Estabelecer e divulgar a importância de cuidar de sua higiene e saúde.
- Pesquisar sobre as formas de prevenção de doenças.
- Reconhecer os diversos cuidados higiênicos.
- Compreender que a saúde é um direito de todos e tem uma dimensão essencial no crescimento do ser humano.
- Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção e o raciocínio
- Despertar nos alunos o interesse para a construção da Horta na Escola.
- Identificar o processo de semeadura, crescimento e colheita.
- Conscientizar os alunos  produzir para consumir.
- Preparar o canteiro para o plantio.
- Pesquisar as qualidades de verduras para plantar.
- Semear  para a germinação das mudas escolhidas.
- Plantar as mudas de verduras no canteiro.
- Valorizar e cultivar os alimentos orgânicos.
- Consumir as próprias verduras plantadas pelos alunos.



A Escola Municipal “Professora Alaíde Simão Rodrigues “ – Ensino Fundamental em comum acordo com seus alunos, professores, e direção optou por trabalhar o tema geral “SABER ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO”, tendo como foco norteador  SAÚDE DE QUALIDADE, assuntos estes incorporados aos campos de conteúdos : PLURALIDADE CULTURAL E O PAPEL DA EDUCAÇÂO E DA CULTURA NA CONSTRUÇÂO DA CIDADANIA.
Cada professora desenvolveu seu projeto partindo do tema selecionado, bem como contribuiu no desenvolvimento de ações gerais pertencentes ao projeto da escola.

1º e 2º ANO – Professoras:  Èdina Aparecida Leite Pereira
                                                    Orazi Gomes do Prado.
As professoras Èdina e Orazi, regente do 1º e 2º ano pertencente da escola desenvolveu o projeto HIGIENE E SAÚDE tendo como foco principal a Higiene e Saúde
Com a realização deste Projeto Higiene e Saúde conforme será descrito abaixo temos como experiência, o fato de conseguir com que todos se envolvam nas atividades, utilizando a grande parte das mesmas no nosso dia a dia.  Com esse trabalho também desenvolvemos tarefas que despertou-nos o interesse pela forma com que cuidamos da nossa higiene e saúde.
O presente trabalho demonstra ações que precisam ser feitas no nosso cotidiano, relacionado ao ensino da Higiene e Saúde que tem sido um dos conteúdos contidos nos currículos escolares.
Ao educar para estes itens, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade contribui de maneira decisiva  na formação de cidadãos capazes de atuar em favor de melhorias dos níveis da Higiene e Saúde,pessoais e da coletividade.

Para a concretização destes trabalhos os alunos realizaram as seguintes atividades
*Estabelecer e divulgar a importância de cuidar de sua higiene e saúde.
*Pesquisar sobre as formas de prevenção de doenças.
* Reconhecer os diversos cuidados higiênicos.
* Compreender que a saúde é um direito de todos e tem uma dimensão essencial no crescimento do ser humano.
* Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção e o raciocínio.

Descrições das atividades realizadas.
Foram realizadas atividades individualmente como: leitura de imagens, desenhos livres, pesquisa de desenhos relacionados à higiene e saúde. Em equipe os alunos trabalharam na confecção de cartazes, formação de palavras, brincadeiras ( pular corda e amarelinha ), música, visita ao posto de saúde, hora da leitura com histórias referente aos conteúdos trabalhados e finalizando com uma sobremesa  saborosa.

 
 

 










PARA TERMOS BOA SAÚDE É NECESSÁRIO UMA ALIMENTAÇÃO CORRETA.




























3º e 4º Ano –  Marcela Ferreira Abrantes da Silva e Terezinha Depizzol Ferreira
Projeto Agrinho Horta na Escola
            O Projeto teve inicio partindo das professoras Terezinha Depizzol Ferreira do 4º ano e Marcela Ferreira Abrantes da Silva 3º ano o tema Horta na Escola no Projeto Agrinho.
As professoras desenvolveram o Projeto, no qual desafiaram as crianças a prepararem a terra para semear e replantar as verduras, conscientizando as crianças a produzirem para o próprio consumo, levando em conta que alimentação está articulada na sociedade, muitos deles não tem horta em casa, consomem as verduras que servem na escola, portanto a escola através do Projeto Agrinho deve mostrar o verdadeiro sentido de plantar, cultivar e colher.
As professoras iniciaram o Projeto questionando seus alunos se todos tinham horta em casa e se sabiam da importância de se alimentar de forma correta sem ingerir o agrotóxico.
Foi apresentado aos alunos um texto informativo, orientando sobre a preparação do solo.
Após a leitura e interpretação do texto, foram com as crianças a prepararem o canteiro para o plantio.
As professoras pesquisaram as qualidades dos pés de alface e entre outras hortaliças e por meio do conjunto com as crianças, decidiram qual verdura iriam plantar e que qualidades preferiam.
Com a base na pesquisa foram selecionadas as sementes de alface para plantio.
Para despertar o interesse nas crianças as professoras permitiram as mesmas fizessem as covas e para plantar as mudas de alface, enfatizando a importância do trabalho que cada uma estava realizando.
Após o plantio as crianças acompanharam o crescimento do canteiro de alface, aguardando ansiosos o dia de colher, para todos os alimentarem coletivamente do alface que eles plantaram, tendo a consciência que estão se alimentando de verduras orgânicas.
Para encerrar o projeto os alunos do 3º e 4º ano produziram  uma redação desenvolvida em sala de aula, bem como nas atividades gerais da escola, tais como participação no Projeto Agrinho: Horta na escola

Fotos dos alunos do 3º ano e 4º ano  se preparando para replantar os alfaces :







Os alunos tirando o mato que nasceu junto com as sementes.


Os alunos fazendo as covas para plantar as mudas:















Após 60 dias o canteiro de alface ficou  pronto para colher.

Os alunos se preparando para colherem o alface que será servido no  almoço.














Os alunos se servindo com o alface na Merenda Escolar:














Nenhum comentário:

Postar um comentário