Crie glitters aqui!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Professora Marcela - 3º ano

PROJETO AGRINHO - HORTA NA ESCOLA


ESCOLA MUNICIPAL PROFª ALAÍDE SIMÃO RODRIGUES  ENSINO FUNDAMENTAL.





PROJETO AGRINHO




TEMA: HORTA NA ESCOLA.



PROFESSORAS:


 MARCELA FERREIRA ABRANTES DA SILVA        3º ANO
 TEREZINHA DEPIZZOL FERREIRA     4º ANO

SETEMBRO/2011



                                                               


  Introdução

Plantar para consumir é uma necessidade do ser humano, todos dependem do agricultor que planta o arroz, o feijão, verduras entre milhares de outros alimentos  para  se alimentar. Para que o ser humano se desenvolva adequadamente é preciso que sua alimentação seja saudável combinando seus alimentos de origem vegetal e animal.
Este projeto desenvolve uma integração de diversas formas e objetivos para aprender. É através dele aluno fará uma reflexão sobre o meio em que vive e estuda, levando a cada um, uma mudança de comportamento, transformando o ambiente em que vivemos.
Neste projeto os alunos desenvolverão atividades de pesquisas, leitura, interpretação e produção de texto além das atividades extraclasse, aprenderão também a importância de plantar e colher para o consumo, descartando assim a possibilidade de se alimentar com verduras que contém agrotóxico.  



Justificativa


            Alimentação saudável é fundamental na vida do ser humano, por isso é necessário despertar nos educandos o interesse pelo cultivo e consumo de  verduras sem agrotóxico evitando muitas doenças.
            A escola deve resgatar essa tradição que muitos de nossos pais e avós agricultores sempre cultivaram horta em casa, sendo que hoje tudo isso  esta sendo esquecido por comodismo e acham que comprar verduras na cidade é mais fácil



                                               Objetivos

.Despertar nos alunos o interesse para a construção da Horta na Escola.
.Identificar o processo de semeadura, crescimento e colheita.
.Conscientizar os alunos produzir para consumir.
.Preparar o canteiro para o plantio.
.Pesquisar as qualidades de verduras para plantar.
.Semear  para a germinação das mudas escolhidas.
.Plantar as mudas de verduras no canteiro.
.Valorizar e cultivar os alimentos orgânicos.
.Consumir as próprias verduras plantadas pelos alunos.



Metodologia

            O projeto teve início após um diálogo com os alunos sobre a importância de construir uma horta. Através deste diálogo observamos que as crianças não tem  horta em casa e por meio desta observação levamos para sala de aula textos informativos que orientam a importância de complementar nossa alimentação com verduras. 
            Realizamos pesquisas em livros, internet sobre como preparar o terreno para o canteiro das verduras orgânicas, e também pesquisamos sobre  o alface e suas vitaminas cuja a mesma  favorece  ao o nosso organismo, curando  e evitando diversas doenças.
            Após a conclusão das atividades realizadas em sala tais como: leitura,produção, interpretação, entre outras, levamos nossos alunos para a preparação do terreno para a construção   do canteiro onde todos os alunos cavaram a terra e semearam para o início da germinação das mudas de alface.
            Os alunos acompanharam passo a passo o processo de crescimento das verduras e assim que as mudas germinaram,   todos os alunos replantaram no canteiro a alface  para a finalização do projeto.
            Os educandos aguardaram ansiosos  o crescimento das alfaces para consumirem o que eles mesmos plantaram.
            Após todo este processo os alunos concluíram as atividades extra  classe e encerraram as mesmas com uma produção de texto referente ao tema trabalhado no projeto.      


Conclusão
Neste projeto foram desenvolvidas diversas atividades onde os alunos aprenderam o valor de uma alimentação saudável composta pelas vitaminas oferecidas pelas verduras.
Os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar em diversos materiais sobre a função das verduras em nossas vidas e entenderam que temos capacidade de produzir nosso próprio alimento de maneira correta, descartando a idéia de comprar verduras na cidade sendo que eles moram no sítio e todos tem espaço de sobra para construir uma horta em casa, e foi por meio desde projeto que usamos como exemplo um pequeno espaço cedido pela escola para o aprendizado das crianças envolvidas com o projeto,  onde pode –se perceber uma mudança de comportamento dos alunos após atingir os objetivos idealizados.
Com este trabalho os alunos se sentiram úteis no meio social, pois plantaram um canteiro de alface e partilharam não só entre eles, mas com a escola toda, no qual todos os alunos, professores e funcionários se alimentaram  elogiando a deliciosa alface servida na merenda escolar.    


                                                    Referências Biográficas

Http/www.unfms.br/horta/como.htm

Fonte: www.horti.com.br
Livro de Ciências 3º ano







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário