Crie glitters aqui!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Apresentação do Dia da Bíblia

Setembro é o mês da Bíblia.

      A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e é o livro que está em quase todas as casas.
      A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo.
      Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

      Em comemoração ao Dia da Bíblia foi realizada uma apresentação com os alunos do 2º ano da Profª Orazi.






segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PROJETO AGRINHO

                                          EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.
Com a realização dos Projetos, Higiene e Saúde, Horta na Escola, as professoras obtiveram como experiência o fato de conseguir com que todos os alunos se envolvessem nas atividades, utilizando a grande parte dos mesmos no nosso dia a dia com tarefas que despertassem os interesses pelas formas com que devemos cuidar e preservar a nossa saúde.


ESCOLA MUN. ‘PROFª ALAÍDE SIMÃO RODRIGUES’
ENSINO FUNDAMENTAL.
RUA PARANÁ - S/N - DISTRITO DE JOÁ
JOAQUIM TÁVORA – PARANÁ
TELEFONE (43) 91691636
Email: escolaalaide@gmail.com


DADOS : Maria Margarete Felício Brisola
Rua Paraná s/n Distrito de Joá
Joaquim Távora - Paraná.
RG. Nº 4.645.572-0
CPF. 731.646.909-91











RESUMO

Com a realização dos Projetos, Higiene e Saúde, Horta na Escola, as professoras obtiveram como experiência o fato de conseguir com que todos os alunos se envolvessem nas atividades, utilizando a grande parte dos mesmos no nosso dia a dia com tarefas que despertassem os interesses pelas formas com que devemos cuidar e preservar a nossa saúde.
A alimentação é uma preocupação para com as crianças de todas as faixas etárias, onde o objetivo deste projeto é esclarecer a forma de aprendizagem e a formação dos hábitos alimentares das crianças por meio dos bons exemplos, determinando os alimentos fundamentais para a saúde, no qual os professores desafiaram as crianças na preparação do terreno conscientizando-os que cada um pode produzir uma alimentação indispensável a nossa saúde ( verduras e legumes)
A Higiene e saúde também é uma preocupação para a Escola, pois os professores procuram sempre envolver o ensino aprendizagem demonstrando ações a serem realizadas em benefícios da formação e em favor da higiene e saúde dos educandos.








INTRODUÇÂO

O presente trabalho demonstra ações que precisam ser feitas no nosso cotidiano, relacionado ao ensino da Higiene e Saúde que tem sido um dos conteúdos contidos nos currículos escolares.
Ao educar para estes itens, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade contribui de maneira decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor de melhorias dos níveis da Higiene e Saúde, pessoais e da coletividade.
            Este projeto desenvolve uma integração de diversas formas e objetivos para aprender. É através dele  aluno fará  uma reflexão sobre o meio em que vive e estuda, levando a cada um, uma mudança de comportamento, transformando o ambiente em que vivemos.
            Os alunos desenvolverão atividades de pesquisas,  leitura, interpretação e produção de texto além das atividades extra classe, aprenderão também a importância de plantar e colher para o consumo, descartando assim a possibilidade de se alimentar com verduras que não contém agrotóxico. 








Objetivos:

- Estabelecer e divulgar a importância de cuidar de sua higiene e saúde.
- Pesquisar sobre as formas de prevenção de doenças.
- Reconhecer os diversos cuidados higiênicos.
- Compreender que a saúde é um direito de todos e tem uma dimensão essencial no crescimento do ser humano.
- Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção e o raciocínio
- Despertar nos alunos o interesse para a construção da Horta na Escola.
- Identificar o processo de semeadura, crescimento e colheita.
- Conscientizar os alunos  produzir para consumir.
- Preparar o canteiro para o plantio.
- Pesquisar as qualidades de verduras para plantar.
- Semear  para a germinação das mudas escolhidas.
- Plantar as mudas de verduras no canteiro.
- Valorizar e cultivar os alimentos orgânicos.
- Consumir as próprias verduras plantadas pelos alunos.



A Escola Municipal “Professora Alaíde Simão Rodrigues “ – Ensino Fundamental em comum acordo com seus alunos, professores, e direção optou por trabalhar o tema geral “SABER ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO”, tendo como foco norteador  SAÚDE DE QUALIDADE, assuntos estes incorporados aos campos de conteúdos : PLURALIDADE CULTURAL E O PAPEL DA EDUCAÇÂO E DA CULTURA NA CONSTRUÇÂO DA CIDADANIA.
Cada professora desenvolveu seu projeto partindo do tema selecionado, bem como contribuiu no desenvolvimento de ações gerais pertencentes ao projeto da escola.

1º e 2º ANO – Professoras:  Èdina Aparecida Leite Pereira
                                                    Orazi Gomes do Prado.
As professoras Èdina e Orazi, regente do 1º e 2º ano pertencente da escola desenvolveu o projeto HIGIENE E SAÚDE tendo como foco principal a Higiene e Saúde
Com a realização deste Projeto Higiene e Saúde conforme será descrito abaixo temos como experiência, o fato de conseguir com que todos se envolvam nas atividades, utilizando a grande parte das mesmas no nosso dia a dia.  Com esse trabalho também desenvolvemos tarefas que despertou-nos o interesse pela forma com que cuidamos da nossa higiene e saúde.
O presente trabalho demonstra ações que precisam ser feitas no nosso cotidiano, relacionado ao ensino da Higiene e Saúde que tem sido um dos conteúdos contidos nos currículos escolares.
Ao educar para estes itens, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade contribui de maneira decisiva  na formação de cidadãos capazes de atuar em favor de melhorias dos níveis da Higiene e Saúde,pessoais e da coletividade.

Para a concretização destes trabalhos os alunos realizaram as seguintes atividades
*Estabelecer e divulgar a importância de cuidar de sua higiene e saúde.
*Pesquisar sobre as formas de prevenção de doenças.
* Reconhecer os diversos cuidados higiênicos.
* Compreender que a saúde é um direito de todos e tem uma dimensão essencial no crescimento do ser humano.
* Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção e o raciocínio.

Descrições das atividades realizadas.
Foram realizadas atividades individualmente como: leitura de imagens, desenhos livres, pesquisa de desenhos relacionados à higiene e saúde. Em equipe os alunos trabalharam na confecção de cartazes, formação de palavras, brincadeiras ( pular corda e amarelinha ), música, visita ao posto de saúde, hora da leitura com histórias referente aos conteúdos trabalhados e finalizando com uma sobremesa  saborosa.

 
 

 










PARA TERMOS BOA SAÚDE É NECESSÁRIO UMA ALIMENTAÇÃO CORRETA.




























3º e 4º Ano –  Marcela Ferreira Abrantes da Silva e Terezinha Depizzol Ferreira
Projeto Agrinho Horta na Escola
            O Projeto teve inicio partindo das professoras Terezinha Depizzol Ferreira do 4º ano e Marcela Ferreira Abrantes da Silva 3º ano o tema Horta na Escola no Projeto Agrinho.
As professoras desenvolveram o Projeto, no qual desafiaram as crianças a prepararem a terra para semear e replantar as verduras, conscientizando as crianças a produzirem para o próprio consumo, levando em conta que alimentação está articulada na sociedade, muitos deles não tem horta em casa, consomem as verduras que servem na escola, portanto a escola através do Projeto Agrinho deve mostrar o verdadeiro sentido de plantar, cultivar e colher.
As professoras iniciaram o Projeto questionando seus alunos se todos tinham horta em casa e se sabiam da importância de se alimentar de forma correta sem ingerir o agrotóxico.
Foi apresentado aos alunos um texto informativo, orientando sobre a preparação do solo.
Após a leitura e interpretação do texto, foram com as crianças a prepararem o canteiro para o plantio.
As professoras pesquisaram as qualidades dos pés de alface e entre outras hortaliças e por meio do conjunto com as crianças, decidiram qual verdura iriam plantar e que qualidades preferiam.
Com a base na pesquisa foram selecionadas as sementes de alface para plantio.
Para despertar o interesse nas crianças as professoras permitiram as mesmas fizessem as covas e para plantar as mudas de alface, enfatizando a importância do trabalho que cada uma estava realizando.
Após o plantio as crianças acompanharam o crescimento do canteiro de alface, aguardando ansiosos o dia de colher, para todos os alimentarem coletivamente do alface que eles plantaram, tendo a consciência que estão se alimentando de verduras orgânicas.
Para encerrar o projeto os alunos do 3º e 4º ano produziram  uma redação desenvolvida em sala de aula, bem como nas atividades gerais da escola, tais como participação no Projeto Agrinho: Horta na escola

Fotos dos alunos do 3º ano e 4º ano  se preparando para replantar os alfaces :







Os alunos tirando o mato que nasceu junto com as sementes.


Os alunos fazendo as covas para plantar as mudas:















Após 60 dias o canteiro de alface ficou  pronto para colher.

Os alunos se preparando para colherem o alface que será servido no  almoço.














Os alunos se servindo com o alface na Merenda Escolar:














quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto Agrinho





ESCOLA MUNICIPAL PROFª ALAÍDE SIMÃO RODRIGUES  ENSINO FUNDAMENTAL.





PROJETO AGRINHO




TEMA: HIGIENE E SAÚDE.




PROFESSORAS: ÉDINA APARECIDA LEITE PEREIRA
1º ANO

ORAZI GOMES DO PRADO  2º ANO













Projeto  Agrinho


Tema: Higiene e saúde


Resumo da experiência


Com a realização deste Projeto Higiene e Saúde conforme será descrito abaixo temos como experiência, o fato de conseguir com que todos se   envolvam nas atividades, utilizando a grande parte das mesmas no nosso dia a dia.  Com esse trabalho também  desenvolvemos tarefas que despertou-nos o interesse pela forma com que cuidamos da nossa higiene e saúde.




Introdução


O presente trabalho demonstra ações que precisam ser feitas no nosso cotidiano, relacionado ao ensino da Higiene e Saúde que tem sido um dos conteúdos contidos nos currículos escolares.
Ao educar para estes itens, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade contribui de maneira decisiva  na formação de cidadãos capazes de atuar em favor de melhorias dos níveis da Higiene e Saúde,pessoais e da coletividade.














Objetivos:

*Estabelecer e divulgar a importância de cuidar de sua higiene e saúde.
*Pesquisar sobre as formas de prevenção de doenças.
* Reconhecer os diversos cuidados higiênicos.
* Compreender que a saúde é um direito de todos e tem uma dimensão essencial no crescimento do ser humano.
* Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção e o raciocínio


.

Descrições das atividades realizadas.

Foram realizadas atividades individualmente como: leitura de imagens, desenhos livres,pesquisa de desenhos relacionados à higiene e saúde.Em equipe os alunos trabalharam na confecção de cartazes, formação de palavras, brincadeiras ( pular corda e amarelinha), música, visita ao posto de saúde, hora da leitura com histórias referente aos conteúdos trabalhados e finalizando com uma sobremesa  saborosa.





Conclusão:


Conclui-se que o trabalho realizado de acordo com que foi descrito, veio para conscientizar a todos sobre a importância da Higiene e Saúde, para que todos tenham uma vida saudável.










REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


 
Livro Dia-a-dia do Professor
Revista Escola
Coleção - Vivendo Melhor - Junho - 2.002



 

HORA DO CONTO
















VISITA DO POSTO DE SAÚDE











HIGIENE BUCAL










ATIVIDADE AO AR LIVRE
























TRABALHO EM EQUIPE






















PARA TERMOS BOA SAÚDE É NECESSÁRIO UMA ALIMENTAÇÃO CORRETA.






terça-feira, 20 de setembro de 2011

Professora Marcela - 3º ano

PROJETO AGRINHO - HORTA NA ESCOLA


ESCOLA MUNICIPAL PROFª ALAÍDE SIMÃO RODRIGUES  ENSINO FUNDAMENTAL.





PROJETO AGRINHO




TEMA: HORTA NA ESCOLA.



PROFESSORAS:


 MARCELA FERREIRA ABRANTES DA SILVA        3º ANO
 TEREZINHA DEPIZZOL FERREIRA     4º ANO

SETEMBRO/2011



                                                               


  Introdução

Plantar para consumir é uma necessidade do ser humano, todos dependem do agricultor que planta o arroz, o feijão, verduras entre milhares de outros alimentos  para  se alimentar. Para que o ser humano se desenvolva adequadamente é preciso que sua alimentação seja saudável combinando seus alimentos de origem vegetal e animal.
Este projeto desenvolve uma integração de diversas formas e objetivos para aprender. É através dele aluno fará uma reflexão sobre o meio em que vive e estuda, levando a cada um, uma mudança de comportamento, transformando o ambiente em que vivemos.
Neste projeto os alunos desenvolverão atividades de pesquisas, leitura, interpretação e produção de texto além das atividades extraclasse, aprenderão também a importância de plantar e colher para o consumo, descartando assim a possibilidade de se alimentar com verduras que contém agrotóxico.  



Justificativa


            Alimentação saudável é fundamental na vida do ser humano, por isso é necessário despertar nos educandos o interesse pelo cultivo e consumo de  verduras sem agrotóxico evitando muitas doenças.
            A escola deve resgatar essa tradição que muitos de nossos pais e avós agricultores sempre cultivaram horta em casa, sendo que hoje tudo isso  esta sendo esquecido por comodismo e acham que comprar verduras na cidade é mais fácil



                                               Objetivos

.Despertar nos alunos o interesse para a construção da Horta na Escola.
.Identificar o processo de semeadura, crescimento e colheita.
.Conscientizar os alunos produzir para consumir.
.Preparar o canteiro para o plantio.
.Pesquisar as qualidades de verduras para plantar.
.Semear  para a germinação das mudas escolhidas.
.Plantar as mudas de verduras no canteiro.
.Valorizar e cultivar os alimentos orgânicos.
.Consumir as próprias verduras plantadas pelos alunos.



Metodologia

            O projeto teve início após um diálogo com os alunos sobre a importância de construir uma horta. Através deste diálogo observamos que as crianças não tem  horta em casa e por meio desta observação levamos para sala de aula textos informativos que orientam a importância de complementar nossa alimentação com verduras. 
            Realizamos pesquisas em livros, internet sobre como preparar o terreno para o canteiro das verduras orgânicas, e também pesquisamos sobre  o alface e suas vitaminas cuja a mesma  favorece  ao o nosso organismo, curando  e evitando diversas doenças.
            Após a conclusão das atividades realizadas em sala tais como: leitura,produção, interpretação, entre outras, levamos nossos alunos para a preparação do terreno para a construção   do canteiro onde todos os alunos cavaram a terra e semearam para o início da germinação das mudas de alface.
            Os alunos acompanharam passo a passo o processo de crescimento das verduras e assim que as mudas germinaram,   todos os alunos replantaram no canteiro a alface  para a finalização do projeto.
            Os educandos aguardaram ansiosos  o crescimento das alfaces para consumirem o que eles mesmos plantaram.
            Após todo este processo os alunos concluíram as atividades extra  classe e encerraram as mesmas com uma produção de texto referente ao tema trabalhado no projeto.      


Conclusão
Neste projeto foram desenvolvidas diversas atividades onde os alunos aprenderam o valor de uma alimentação saudável composta pelas vitaminas oferecidas pelas verduras.
Os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar em diversos materiais sobre a função das verduras em nossas vidas e entenderam que temos capacidade de produzir nosso próprio alimento de maneira correta, descartando a idéia de comprar verduras na cidade sendo que eles moram no sítio e todos tem espaço de sobra para construir uma horta em casa, e foi por meio desde projeto que usamos como exemplo um pequeno espaço cedido pela escola para o aprendizado das crianças envolvidas com o projeto,  onde pode –se perceber uma mudança de comportamento dos alunos após atingir os objetivos idealizados.
Com este trabalho os alunos se sentiram úteis no meio social, pois plantaram um canteiro de alface e partilharam não só entre eles, mas com a escola toda, no qual todos os alunos, professores e funcionários se alimentaram  elogiando a deliciosa alface servida na merenda escolar.    


                                                    Referências Biográficas

Http/www.unfms.br/horta/como.htm

Fonte: www.horti.com.br
Livro de Ciências 3º ano