Crie glitters aqui!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tecnologias x Aprendizagem

PROJETO:

TECNOLOGIAS X APRENDIZAGEM

PROINFO / JOAQUIM TÁVORA 2011

1.TEMA: TECNOLOGIAS X APRENDIZAGEM

2.INTRODUÇÃO:

O presente projeto refere como aprender a elaborar o discernimento das informações e avanços tecnológicos fornecidos pelos mais diversos meios de comunicação, que estão disponíveis a todo o momento.
Trata-se de uma questão enigmática, pois o tema refere como proceder e utilizar a tecnologia na educação como um instrumento capaz de colocar o educando em contato com o conhecimento sistematizado ao longo da história e em condições de discernir um melhor aproveitamento para sua vida.
Devido a esses tipos de preocupação, faz com que educadores realizem atividades, utilizando a informática e outros meios multimídias, orientando e desenvolvendo a capacidade de percepção de nossos educandos. um instrumento capaz de como atores atuantes e participativos.

3.JUSTIFICATIVA :

A era da tecnologia da informação e do conhecimento está sendo considerada de grande influência na construção das identidades sociais e culturais, cabe ao educador preparar o educando para usar criticamente e de maneira adequada, pois temos a ciência de que o uso das tecnologias no ambiente escolar é necessário, pois nosso educando está diariamente em constante uso dessas ferramentas no seu cotidiano escolar como uso da TV, do vídeo, do celular, do computador entre outros multi-meios. Por isso inovar no ambiente escolar é indispensável e importante as discussões acerca das tecnologias a serem utilizadas, a partir de planejamentos, técnicas e metodologias educacionais que promovam a busca pelo ensino e aprendizado inovador com trocas constantes entre educador e educando. A escola possui importante compromisso na formação dos alunos e na atualização dos professores na inserção na sociedade da informação global através da tecnologia.
Os efeitos da tecnologia são visíveis e diariamente se transformam e fazem parte do dia a dia da sociedade e precisamos estar sempre atentos para não ficarmos alienados, sendo assim, necessário acompanhar o desenvolvimento social e tecnológico aos quais todos estão expostos.
O professor, ao utilizar as tecnologias deve ter o discernimento ao utilizá-las, pois estas devem contribuir para a aquisição de conhecimento de forma integrada e atender as necessidades educacionais através de ações que desenvolvam o senso crítico e o raciocínio na busca da construção do conhecimento e na formação do novo cidadão. Para isso é preciso professores comprometidos e uma estrutura escolar que possibilite o uso das tecnologias em toda sua potencialidade nas instituições educacionais. Há necessidade de criar consciências da profundidade e alcance das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade mais humana, justa e solidária. Como diz Levy (1998), a construção do conhecimento passa a ser igualmente atribuída aos grupos que interagem no espaço do saber. Ninguém tem a posse do saber, as pessoas sempre sabem algo, o que as tornam importante quando juntas, de forma a fazer uma inteligência coletiva. “É uma Inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. (LÈVY,1998,p.28)



4.OBJETIVOS:

4.1 OBJETIVO GERAL:

Devido ao acesso desenfreado às mídias da informática e informação, torna-se imprescindível a melhor preparação dos docentes, bem como dos educandos para essa nova era digital em que estamos nos deparando.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

_ Orientar os educando de uma maneira segura e objetiva de como proceder e utilizar o melhor acesso às tecnologias de maneira útil e segura.
_ Instrumentar os alunos para a utilização de mídias como: vídeo, internet, redes sociais, entre outras.
_Conscientizar a importância do uso dos recursos tecnológicos de forma coerente e consciente.
-Investigar os impactos do mau uso das mais diversos tipos de mídias.

5. PROCEDIMENTOS:

Para atingir nossos objetivos, utilizaremos recursos mediáticos como o laboratório de informática, a fim de explorar seus aplicativos e explorar seus recursos.
Utilizar de meios como; encenação teatral, entrevistas e depoimentos de jovens “viciados” em tecnologia com intuito de conscientizá-los quanto às mídias podem influenciar tanto positivamente como negativamente suas vidas.
Como relata SOARES;1999(...) É por meio da educação para a mídia que se pode estabelecer políticas educativas que visam minimizar os efeitos da mídia sobre as crianças e adolescentes.(p.267).

6 RECURSOS:

A mídia pode ser inserida no contexto educacional, como relata GAGNÉ (1971,P.247). “São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno”. Seguindo o raciocínio de GAGNE, além do professor,todos os tipos de recursos audiovisuais e didáticos como jornal, televisão, laboratório de informática, vídeos, papel, pen-drive, data-show, TV pen-drive, DVD, textos, revistas, reportagens, serão meios de informação e formação de um melhor entendimento conscientizado sobre o tema trabalhado.

7. CONCLUSÃO:

Através do projeto TECNOLOGIAS X APRENDIZAGEM, os educandos passaram a olhar as mídias tecnológicas com mais responsabilidade e discernimento do que é bom ou ruim para as suas vidas no meio tecnológico.
Compreenderão que se pode tirar bom proveito dos recursos tecnológicos para sua vida escolar, não só utilizando-a como recurso de entretenimento.

8. AVALIAÇÃO:

A avaliação será diagnóstica, ou seja, durante o desenvolvimento do projeto.
Destinando-se a promover e concluir a conscientização do educando ao uso criticamente e de maneira adequada os recursos e avanços tecnológicos que a todo o momento a mídia propaga.

9. Referências:

LÉVY PIERRE A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO. Uzias Ferreira Adorno Júnior¹. Faculdade Albert Einstein. Brasília.2009.
Fonte:http://www.grupoescolar.com/materia/informatica_no_ambiente_escolar.html

SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação e criatividade na escola. São Paulo: Paulinas, 1999.
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/62462/1/A-influencia-da-midia-na-educacao--De-um-programa-de-humor-passamos-a-um-acontecimento-tragico/pagina1.html#ixzz1IJbmMiXE.

GAGNÉ, R. Como se realiza aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971